Noel Andrade
VIOLA INTUITIVA DESVENDANDO O CABOCLO BRASILEIRO
Noel Andrade emociona o público cantando os mistérios dos camponeses
Enquanto a indústria e milhares de organizações culturais fazem o arremedo da cultura, ela mesma se mantém. E sofrida, forma nossa identidade. E vão brotando aqui e ali,
músicos que mantém e engrandecem com seus gestos a música do povo. É o caso de Noel Andrade, fruto de linhagem da mais pura cepa: Dércio e Dorothy Marques, Almir Sater e Tião Carreiro, forneceram a paleta musical desse jovem violeiro e cantador nascido em Patrocínio Paulista - SP.
Noel Andrade é um violeiro de pegada forte e personalizada. Conhecedor da verdadeira alma da viola e de seu povo,
com apuramento técnico, adquirido nestes anos de estrada violeira.
Fazendo o seu trabalho solo, vai cantando ao lado e junto dos grandes nomes da música brasileira como: Pena Branca e Xavantinho, Roberto Correia, Dorothy Marques, Renato Teixeira, Grupo Paranga, Sá, Rodrix e Guarabira, Dércio Marques, Claudio Lacerda, Pereira da Viola, Capenga, Chico Lobo, Zé Gomes, Inezita Barroso entre outros.
A audição das experiências musicais do Violeiro, não é apenas importante para fazer com que um músico extremamente talentoso, possa enfim apresentar o seu trabalho ao país, e sim nos fazer saborear as expressões culturais do nosso povo, na versão de um músico que a conhece verdadeiramente.
“CATERETÊ SAMBADO”
VIOLA CAIPIRA INSTRUMENTAL
O violeiro Júlio Santin nasceu no interior de São Paulo, região da Alta Paulista. Aprendeu a tocar e fabricar seus próprios instrumentos. Ao longo do tempo, aperfeiçoou sua técnica, encarou desafios, vivendo entre a música e a medicina.
Há alguns anos dedica-se a promover e preservar a música caipira na região onde nasceu. Preside a Associação Cultural Caipirapuru, Organização não- Governamental formada por violeiros e admiradores do gênero. É colaborador na realização do “Encontro anual de Violeiros e Cantadores de Irapuru”, que está na décima edição.
Como músico, já se apresentou ao lado de Gedeão da Viola, Rio Pardo, Zeca Collares, Fernando Deghi, Levi Ramiro, entre outros. Em 2006 lançou o CD instrumental de viola caipira “Sentimento Matuto”. Participam Levi Ramiro (parceiro em algumas composições), os percussionistas Carlinhos Ferreira e Donisete Juvino e a dupla Mauro Silva e Oliveira.
Julio Santin
Nenhum comentário:
Postar um comentário